A Secretaria de Educação (SME), comemora os bons resultados alcançados pelos alunos da rede municipal que se submeteram, de forma espontânea, às provas da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizadas no fim do mês de maio. Foram nada menos que 17 medalhas conquistadas pelos estudantes, das quais cinco de ouro, quatro de prata e oito de bronze. O resultado acaba se ser divulgado no site oficial do evento.
Criada há 20 anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Olimpíada é um importante referencial de conhecimento, reconhecido pelas mais respeitadas instituições de ensino. Concorrem alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.
Entre os alunos da rede municipal de ensino que participaram da OBA, 21 se sobressaíram, sendo 15 do 6º ao 9º ano e mais seis do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, todos classificados com médias acima dos 8 pontos, numa prova que totalizava 10 pontos.
Os estudantes-destaques são das seguintes escolas: E. M. Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu; E. M. Paulo Freire, do bairro Parque das Águas; E. M. Deolinda Tavares Lamego, do Bethânia; E. M. Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre; E. M. Padre Cícero, do Bom Retiro; e E. M. Zélia Duarte Passos, do Bethânia.
A secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia Rodrigues, considera digno de louvor o desempenho não só dos alunos medalhistas como de todos que obtiveram média acima de 80%. Ela destaca a participação da Escola Municipal Zélia Duarte Passos, localizada no Bethânia, que conquistou nove das 17 medalhas.
É um número muito expressivo de medalhas. Acredito que o significativo resultado obtido pelos representantes da cidade se deve especialmente aos incentivos que os educandos vêm recebendo desde o início do ano letivo. No mês de abril, em preparação para a OBA, os alunos fizeram uma visita muito produtiva ao Planetário Itinerante. Esse fato aguçou muito a curiosidade de todos, e como já estavam estudando sobre o assunto, ficaram interessados em participar do Simulado. Hoje, colhemos os bons frutos, resume a secretária.
Destaque Internacional
Das cinco medalhas de ouro que os estudantes da rede municipal receberam, uma ganhou o passaporte para participar de uma seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2019.
O privilégio foi da aluna do 9º ano, Eduarda Maressa Viegas Silva, de 14 anos, que é estudante da Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, no bairro Iguaçu. Ela obteve o mais expressivo resultado nos exames da OBA.
A nota de 9,5 deu a ela a oportunidade de representar a cidade de Ipatinga em âmbito internacional. Devido ao seu feito, a aluna foi homenageada, no mês de agosto, em uma cerimônia especial organizada pela Secretaria de Educação de Ipatinga, com a presença do prefeito Nardyello Rocha.
Não só como prefeito, mas também como ipatinguense, me enchi de orgulho por nosso município quando participei da solenidade de homenagem à aluna Eduarda Maressa. Agora, me sinto ainda mais honrado de saber que os alunos da cidade conquistaram 17 medalhas dentro da Olimpíada nacional. O desempenho desses estudantes é fruto da alta dedicação de cada um deles e também do trabalho competente dos nossos educadores, afirmou o chefe do Executivo.
IDEB
A cidade de Ipatinga vem colhendo bons frutos no que diz respeito à educação. As escolas municipais alcançaram excelentes resultados na última apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O indicador reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram avaliadas 42 escolas municipais, sendo que 25 atendem alunos na faixa etária de 6 a 10 anos (1º ao 5º ano) e outras 17 onde são matriculados alunos de 11 a 15 anos (6º ao 9º ano).
O melhor desempenho foi alcançado pelo grupo de escolas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), onde 24 ficaram acima da média e apenas uma não alcançou a meta. Entre as 17 escolas dos anos finais (6º ao 9º ano), oito delas ficaram acima da média.