Corpo celeste vai se chamar “Walkiria” em homenagem a mãe
Uma estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) descobriu um novo asteroide e ganhou reconhecimento da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa). Mariana Milena Prado de Sá tem 19 anos e estuda engenharia mecânica enquanto concilia com o amor pela astronomia com algumas atividades, entre elas uma página no Instagram sobre ciência.
A descoberta foi viabilizada pelo programa “Caça-Asteroides”, promovido pela Nasa em parceria com a União Internacional de Pesquisa Astronômica (Iasc). A iniciativa envia imagens captadas por um telescópio no Havaí e pede para que os participantes monitorem e avaliem o corpo celeste através de seus próprios computadores.
Ao receber o primeiro pacote de imagens, Mariana suspeitou que um dos corpos celestes era diferente e enviou a imagem para a Nasa analisar. Meses depois ela foi surpreendida com a informação de que aquele era um asteroide que nunca havia sido observado. Como reconhecimento pela descoberta, a jovem recebeu um certificado da Nasa e uma medalha do Ministério da Ciência e Tecnologia. Filha de professora, ela afirmou que vai batizar o novo asteroide de Walkiria, nome de sua mãe.
Foto: Arquivo pessoal Mariana Milena.