Já a inflação se manteve estável com 3,95%, segundo projeções apresentadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todas as riquezas do país, sofreu uma leve queda, de acordo com analistas do mercado financeiro.
Segundo dados do boletim Focus divulgados nesta segunda-feira (29), a projeção do PIB deste ano recuou de 2,7% para 2,66%. O número ficou abaixo dos 3% esperados pelo governo para este ano.
Já a inflação se manteve estável com 3,95%, segundo projeções apresentadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A estimativa sobre a taxa básica de juros, a Selic, também foi mantida. Segundo analistas do mercado financeiro, o indicador deve chegar a 6,75% ao ano. Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa, vai realizar nova reunião para discutir o assunto.
Os números de 2019 também foram estimados por esta edição do Boletim Focus. A expectativa de crescimento da economia subiu de 2,99% para 3%. Já o IPCA deve ser mantido em 4,25%.
O boletim Focus é um relatório econômico feito sob a análise de economistas, divulgado toda semana pelo Banco Central.