O estagiário Wolf Cukier reparou em um sinal no sistema de dados e descobriu se tratar de um novo planeta
O americano Wolf Cukier, de 17 anos, descobriu um novo planeta no seu terceiro dia como estagiário na NASA. A descoberta aconteceu em 2019, quando o jovem estagiava de verão do Goddard Space Flight Center. Cukier mora em Nova York e, além de contar com sua inteligência, teve sorte ao ver os dados no momento certo.
No início do seu estágio, Cukier examinava dados transmitidos de um telescópio espacial que procura planetas fora do Via Láctea. No seu terceiro dia no setor, o novaiorquino viu um sinal do sistema chamado TOI 1338b. “No início, pensei que era um eclipse estelar, mas depois descobri que era um planeta”, ele declarou.
O novo planeta fica a 1.300 anos-luz da Terra e voltou a ser comentado na internet nas últimas semanas. As imagens do corpo celeste, geradas por computador, geraram mais de 1,2 milhão de curtidas e 257 mil retuítes.
Wolf Cukier em seu estágio na NASA – Foto: Ben Cukier/Divulgação
Atualmente, o adolescente reponsável pela descoberta está concluindo o ensino médio. Porém, ele já tem planos de atuar na astronomia. “Pretendo estudar física e astrofísica. A partir daí, uma carreira em pesquisa espacial é atraente”, relatou ele.
Segundo a @NASA, após a descoberta, especialistas passaram várias semanas verificando a observação e finalmente concluíram que Cukier havia descoberto um planeta 6,9 vezes maior que a terra. É também o planeta do seu tipo de número 13 identificado ao longo da história. pic.twitter.com/QqGwqfo1Wn
— Astronomiaum 🌎 🚀 (@Astronomiaum) January 20, 2020
Foto: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER/Reprodução
Leia também: Nasa mostra que América Latina passa pela 2ª maior seca do século.