Estado divulga investimentos no skate mineiro

O skate passa a integrar os Jogos Olímpicos a partir de 2020 em Tóquio. vem crescendo nos últimos anos e atraindo um número cada vez maior de participantes. Em 2015 aponta crescimento de mais de 100% o número de skatistas no Brasil. Segundo o Instituto Datafolha, naquele ano havia mais de 8,5 milhões de adeptos da modalidade no país. A pesquisa anterior, realizada em 2009, contabilizou 3,9 milhões.

Assim a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) publicou ontem, quinta-feira (14/6), edital inédito da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte para protocolo de projetos exclusivamente voltados para a construção de pistas de skate públicas por prefeituras.

A publicação foi anunciada em entrevista cedida secretário de Estado de Esportes em exercício Ricardo Sapi. “Mais do que uma atividade esportiva fomentadora da melhora dos aspectos físicos e emocionais do indivíduo, o skate surge como um auxiliar contra a criminalidade em dois aspectos: afasta o praticante do assédio da criminalidade e ainda o transforma em um preservador do espaço público onde as pistas estão instaladas”, avaliou Ricardo Sapi. “Com tudo isso, no espaço urbano moderno, o skatista migra de um grupo de praticantes antes marginalizados pela sociedade e passa a ser protagonista em um processo de transformação”, concluiu.

O edital de 2018, para a construção de pistas de skate, é o primeiro destinado a obras desde a criação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e contará com recursos na casa dos R$ 3 milhões, oriundos de isenção fiscal.

Podem protocolar projetos, até o dia 19 de novembro de 2018, prefeituras de municípios mineiros ou órgãos da Administração Pública indireta das esferas municipal, estadual ou federal sediado em Minas Gerais, que responderão diretamente por sua elaboração, promoção, execução e prestação de contas, desde que esteja em situação regular no Cadastro Geral de Convenentes (Cagec) no momento de formalização da parceria. Os procedimentos e documentos necessários para o protocolo dos projetos poderão ser consultados no edital.

Além do edital destinado à construção de pistas de skate, a Secretaria de Estado de Esportes publicará, em breve, outros dois editais da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: um voltado para executores sem carta de intenção de apoiador e outro para executores com carta de intenção em mãos. Estarão disponíveis para captação via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte neste ano R$ 17 milhões.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar