Estão abertas as inscrições para os municípios participarem do Edital de Criação de Bibliotecas Públicas em Minas Gerais. A data limite dos cadastros é até 10 de fevereiro.
A ideia de criação de bibliotecas públicas em Minas é da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário. Alguns dos objetivos são democratizar o acesso ao livro, à informação e cultura e ampliar o desenvolvimento humano e social.
O Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, explica sobre o objetivo das novas salas. “É destinar cerca de R$ 40 mil em recursos por município, para receber um acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros“, disse.
Minas Gerais é o estado que possui o maior sistema de bibliotecas nas cidades. São 815 bibliotecas em 744 municípios mineiros. O edital das salas públicas são de prioridade das cidades que não possuem as bibliotecas, mas todas as cidades podem participar, disse Lucas Guimaraens.
As inscrições para o edital de Bibliotecas Públicas em Minas podem ser enviadas pelos Correios ou efetuadas presencialmente na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Os formulários podem ser feitos no site cultura.mg.gov.br.