Especialistas da UFJF realizam pesquisa sobre saúde mental na pandemia

Até 30 de maio, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará realizando uma pesquisa on-line com o objetivo de avaliar a saúde mental da população brasileira no contexto pandêmico da Covid-19. A intenção é observar a incidência de sintomas de ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, uso de álcool e de psicofármacos.

“Temos como hipótese a maior prevalência destes quadros em profissionais de saúde, grupos de risco e com testagem positiva para Covid-19”, explica a professora do Departamento de Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi dos Santos. “Uma vez observada prevalência significativa destes transtornos espera-se que estes dados possam contribuir para a elaboração de políticas públicas de saúde mental a serem conduzidas pós-pandemia.”

Segundo a especialista, há uma necessidade por dados nacionais que reflitam a saúde mental da população durante a pandemia, por tratar-se de “uma experiência única que, sem dúvidas, irá repercutir em nossa forma de enfrentar as adversidades”. Após a finalização da coleta de dados, os resultados devem ser publicados e comparados a estudos similares realizados em outros países que já estão vivenciando a pandemia antes do Brasil e podem servir como referência para a elaboração de estratégias preventivas e de tratamento das condições observadas.

A equipe pede a colaboração da população para que responda à pesquisa, através do formulário disponível no link. Desde seu início, em 12 de maio, o projeto já conta com mais de 2.500 participações de todo o país.

Além de Fabiane, a pesquisa é coordenada pela professora Laisa Marcorela Andreoli, também do Departamento de Psicologia, e pela psicóloga Priscilla Aparecida de Aquino, do Serviço de Psicologia do HU da UFJF. O trabalho conta também com participação do aluno do Curso de Psicologia Leonardo de Melo Guedes. Para outras informações sobre a pesquisa, basta acessar o Facebook do Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (Nuipso).

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar