Após avaliação de 450 especialistas de vários países, departamento foi considerado pelo Project Management Institute (PMI) um dos melhores do mundo na categoria desenvolvimento de competências
Destaque internacional em geração e distribuição de energia e sustentabilidade, a Cemig se consolida também como referência na gestão de projetos. A Gerência do Escritório de Gestão de Projetos da Companhia foi agraciada com o reconhecimento internacional de “Excellence Distinction” na categoria “Competencies Development” pelo Project Management Institute (PMI), uma das mais renomadas organizações do setor. A premiação veio após avaliação de 450 especialistas de vários países e será dividida com a Organização Saudita de Padrões, Metrologia e Qualidade (SASO), da Arábia Saudita. A entrega do prêmio ocorre em dezembro, na Turquia.
Criada em 2021, para atuar como um parceiro estratégico, na condução dos projetos na Vice-Presidência de Geração e Transmissão, a área especializada em projetos da Cemig sempre esteve focada na implementação da cultura de gestão destes trabalhos, incorporando as melhores práticas, valorizando os ativos organizacionais, garantindo a disseminação adequada de informações e tomadas de decisão sejam tempestivas para atingimento dos objetivos estratégicos.
“Desde então, a evolução na gestão de projetos foi bastante expressiva, atingindo patamar de destaque perante as demais empresas, com diversos profissionais certificados neste modelo de trabalho. O reconhecimento pelo PMI solidifica a posição da Cemig como uma referência nesta área”, afirma o gerente de Gestão de Projetos de Expansão de Geração e Transmissão da Cemig, Alexandre Duarte Barhouch Aires.
Destaque nacional
Essa é a segunda premiação de destaque conquistada pela equipe especializada da Cemig no ano. O departamento já tinha sido escolhido o segundo melhor do país no Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, realizado em abril, no Rio de Janeiro.
Alexandre Barhouch ressalta a importância desse reconhecimento, atribuindo-o ao árduo trabalho de todas as equipes, e destaca que a premiação reconhece a atuação abrangente do Escritório de Gestão de Projetos.
“Além de ser um pilar na estrutura da Vice-Presidência de Geração e Transmissão, o escritório mantém uma sólida parceria com diversas áreas da empresa, provendo metodologia, ferramentas e treinamentos, tudo baseado nas melhores práticas e focado na evolução constante dos processos”, destaca.
Função essencial
Ter um Escritório de Gestão de Projetos (Project Management Office – PMO, em inglês) é essencial para uma grande empresa alcançar seus objetivos de maneira assertiva e sustentável. Essa estrutura tem como principal objetivo garantir que os projetos e programas sejam executados de maneira adequada e em consonância com o planejamento estratégico.
Esse setor pode ser organizado de diversas maneiras dependendo das características de cada empresa, mas sempre com a preocupação de fornecer informações e suporte às decisões relacionados aos processos implementados pela empresa.
“A Gerência do Escritório de Gestão de Projetos atua como um agente de transformação da cultura em gestão de projetos, garantindo padronização e otimização de processos por meio da evolução contínua do conhecimento por lições aprendidas, promovendo a capacitação das equipes e utilização das ferramentas mais modernas, visando a tomada de decisão adequadas por todas as esferas da Liderança e os melhores resultados para a Companhia”, diz Alexandre Barhouch.