Escolas da rede particular de ensino se posicionam

Em comunicado enviado ao Diário do Aço, as Escolas da rede de ensino particular do Vale do Aço afirmam estar solidárias com as famílias pelo momento em que vivem, desde a paralisação das aulas. As consequências do enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), no país são graves e atingem a todos, como destacam as escolas que assinam o documento: Embora a relação entre família e escola seja regida por legislação específica que trata da prestação de um serviço, entendemos que o objeto da vocação das escolas, em contribuir com a formação integral de pessoas, possui valor intangível. Por isso, agradecemos às famílias da nossa região por depositar confiança nos estabelecimentos da rede particular. O ano letivo de 2020 foi interrompido em 18 de março, pouco depois do seu início. Realizamos a migração para uma dinâmica de aulas remotas com prontidão. Capacitamos nossa equipe de professores para amparar os estudantes nos limites das nossas possibilidades. As atividades remotas se constituem em importantes medidas emergenciais para mitigar os efeitos deletérios de uma completa interrupção acadêmica na vida de um estudante. Sem a clareza quanto os critérios para a validação de aulas remotas por parte dos órgãos oficiais que regem a educação, as escolas particulares utilizam estratégias para que seus alunos mantenham ritmo de estudo e proporcionam alternativas para as famílias na nova rotina imposta pela pandemia. Em nosso entendimento, escolas e famílias passam por um momento de desconforto conjunto. Por um lado, estamos impedidos de realizar a tarefa de educar em todo seu potencial e, da mesma forma, as famílias e estudantes também estão impedidas de receber o ensino presencial. Neste domingo, dia 26 de abril, são 25 dias letivos de portões fechados, salas e corredores vazios. A solidão em nossos ricos espaços nos entristecem. Contudo, é importante salientar que as Escolas Particulares do Vale do Aço estão comprometidas em cumprir o contrato anual de matrícula firmado com as famílias bem como todas as 800 horas letivas nos termos da lei. Por isso, reiteramos o empenho para readequação dos calendários letivos para todos os segmentos de forma que os estudantes venham a receber o ensino em justa medida. Nossas atividades são regidas por normas e leis que prezam pela qualidade do ensino e quantidade de conteúdo oferecido ao estudante. Nosso papel é fazê-las cumprir com zelo.As escolas particulares cumprem a função social de oportunizar excelência educacional no país. Buscando inovações e soluções diferenciadas, a rede particular de ensino proporciona um ambiente seguro, acolhedor e estimulante para que as famílias possam investir no bem mais precioso que possuem, os seus filhos e sua formação. Primamos em sermos instituições de ensino que se mantêm fortes e saudáveis ao longo do tempo. Isso necessariamente exige a retenção dos quadros docentes, técnico-administrativos, equipe de serviços gerais, recepcionistas e porteiros, todos, parte de um grande time. Gestores escolares entendem como missão o dever de oferecer o melhor ambiente escolar para o seu estudante. Por essa razão, falar em redução de mensalidades escolares no meio de uma paralisação, sem perspectivas claras de retorno, é muito temerário e pode colocar em risco a sustentabilidade das escolas, que de fato, não têm seus custos operacionais significativamente alterados, pois a reposição implicará na incidência de novos custos na proporção do contrato. Garantir a saúde das escolas nesse momento é primordial para que a mesma equipe de pessoas possa assegurar uma reposição de aulas com excelência. O que está em jogo é assegurar comunidade o ensino desde o infantil até o superior na rede particular.Nesse cenário, é de fundamental importância que família e escola ampliem sua capacidade de dialogar para construir um caminho harmonioso de superação dos desafios que se apresentam. A história de nossas instituições é marcada por uma longa caminhada ao lado das famílias regida por fortes laços de interdependência e fraternidade. O momento de insegurança e desafios exige de cada um de nós, prudência, mútuo entendimento e confiança, virtudes que nos trouxeram até aqui e nos permitirão superar os nossos desafios.Assinam o documento: Colégio John Wesley; Pequenos Gigantes; Colégio Semear; Colégio Batista de Ipatinga; Educare – Berçário, Maternal, Pre-escola e 1° Ano; Escola Batista Criativa; Instituto Educacional Mayrink Vieira; Educação Criativa; Pilar Instituto de Educação; Educação Criativa da Vila; Ethos Instituto de Educação; Eica Escola Cantinho da Alegria; Escola Pingo de Gente; Colégio São Francisco; Escola criar e aprender; Reino da Infância Educação Infantil; Escola Doce Infância; Centro Educacional Pequeno Cidadão; Colégio e Pré-vestibular Fibonacci; Colégio João Calvino; Fadipa /Polo Unopar; Saberes Instituto de Educação; Escola Gaia; Escola CEME Centro Educacional Meu Espaço; Colégio Padre de Man e Instituto Educacional Mundo Verde.

Postado originalmente por: Diário do Aço

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