Escola no Caiçaras, do mascote Guto, recebe o projeto ‘Amicão’

Crianças e a diretora Janaína Vaccarini com o mascote Guto na casinha construída com recursos do Demlurb (Foto: Olavo Prazeres)

Já diz o ditado popular que o cão é o melhor amigo do homem. Em Juiz de Fora, instituições de ensino estão adotando cachorros e tornando-os companheiros das crianças. A fim de trabalhar a conscientização sobre o zelo com os animais, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) deu início, nesta sexta-feira (28), ao projeto Amicão. A ação promove orientação aos diretores escolares em relação aos cuidados com os mascotes, ao passo que, no dia a dia, os estudantes também aprendem que, mais do que brincar, os animais também precisam de carinho e respeito. A primeira instituição a ser contemplada com o projeto é a Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, localizada no Bairro Caiçaras, na Cidade Alta, que adotou um cachorro de rua em dezembro de 2018.

Batizado de Guto, em homenagem ao professor Augusto, que dá nome à escola, o animal chegou à instituição em um dia chuvoso e, desde então, não foi mais embora, tendo recebido cuidados veterinários, banho e tosa. Nesta sexta-feira, a escola inaugurou a casinha do Guto, com verba disponibilizada pelo Departamento de Controle Animal (Dcan) do Demlurb. A relação com as crianças, de acordo com a diretora da instituição, Janaína Carla Gomes Vaccarini, é positiva. “Eu falo que ele é tão hiperativo quanto as crianças. Na hora do recreio, a gente não sabe quem corre mais, se é ele, ou se são as crianças”, brinca.

De acordo com a diretora, o trabalho com o animal se estende na comunidade escolar e do bairro, a fim de destacar a importância do cuidado. “Muitas vezes, nós trabalhamos com a teoria todo o tempo e os meninos geralmente não sabem como isso funciona na prática. Eu acho que ele (o Guto) traz um grande aprendizado, tanto na questão da convivência, quanto no desenvolvimento do hábito de cuidar dos animais domésticos.”

Incentivo à adoção

O projeto Amicão também tem como objetivo incentivar a adoção de animais, inclusive, por outras escolas. De acordo com a gerente do Dcan, Miriam Neder, o Demlurb recolhe, diariamente, animais em situação de abandono e de maus tratos. A adoção do Guto pela escola no Caiçaras serve como exemplo de acolhimento e responsabilidade com os animais. “Em todos os bairros têm cães nas ruas, e eles estão sempre na porta de escola, andando atrás das crianças. Então nossa intenção é incentivar a adoção e, principalmente, que as crianças aprendam desde cedo o respeito aos animais e que entendam que eles precisam de cuidado, de alimentação, de atendimento veterinário. É despertar nas crianças esse amor e esse carinho.”

Outras instituições no município contam com cães adotados e também receberão o projeto. As próximas são as escolas municipais Marília de Dirceu, no Bairro Filgueiras, que adotou o cão Dirceu, e a George Rondebach, localizada no Grama, responsável pelo acolhimento da gata Nina. Ambos os animais já recebem os cuidados necessários.

As instituições interessadas em participar das próximas edições do Amicão devem procurar o Departamento de Educação Ambiental do Demlurb pelo telefone 3690-3571.

 

 

O post Escola no Caiçaras, do mascote Guto, recebe o projeto ‘Amicão’ apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar