As comunidades rurais de Divinópolis estão dialogando e pode nascer desse debate a primeira Copa independente de Futebol Rural. O objetivo é demonstrar o interesse dos times em ter a competição e ao mesmo deixar ela evoluir. Em breve haverá o arbitral para definir a forma de disputa e as datas para a realização.
A história das comunidades rurais de Divinópolis mostra uma página importante ligada ao esporte, a criação da Copa Rural, isso por volta de 1982. Os times se montaram e jogavam entre si, o ato reunia centenas de pessoas, isso durou cerca de quatro edições, logo em seguida a prefeitura assumiu a direção da competição, fato que perdurou até 2017.
Neste caminho temos o histórico Pedregal, maior campeão de todos os tempos e somente perdeu a hegemonia para Djalma Dutra, única super campeã. Na época foi adquirido um troféu gigantesco para ser dado aquela equipe que conseguisse três títulos em sequência. Ainda tinha o confronto entre Zona Norte e Zona Sul. Tudo ficou no passado.
Em 2018 foram marcadas duas reuniões com o executivo. No primeiro encontro houve a proposta do governo municipal de fazer a competição, mas com os times pagando totalmente as despesas, as equipes ficaram de pensar e aquelas que aceitarem voltasse para a segunda reunião, ninguém apareceu.
Segundo os times se a prefeitura não irá contribuir financeiramente para o evento, é possível então fazer a organização sem as interferências. Por isso chamado de ‘Independente’, os jogos sendo em dias e horários marcados pelas equipes, no antigo formato apenas jogos domingo a tarde. Nesta atual proposta a arbitragem por custo benefício, e até outras cidades se necessário. Não há uma obrigação legal de ser da escolha da prefeitura. Entre outras como rodada dupla ou até estilo festival, se tornando efetivamente rentável e de lazer para os moradores da zona rural.
Postado originalmente por: Minas AM/FM