Equipe de robótica da UFJF vence torneio em São Caetano do Sul

A equipe de competição de robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rinobot Team, venceu o Torneio Smile, em São Caetano do Sul (SP). A equipe derrotou o atual campeão mundial da categoria Sumô Lego 1kg, a Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia.

A Semana Smile é a Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo que tem como objetivo de integrar as áreas de Administração, Design e Engenharia, e apresentar novas tendências, tecnologias e conteúdos para incentivar o intercâmbio e a atualização de conhecimentos entre profissionais e estudantes. O evento, que contou com diversas palestras e cursos, encerrou a programação com o torneio de robótica, teve a participação de, aproximadamente, 400 competidores e 157 robôs.

A Rinobot, da UFJF, participou com as categorias Mini Sumô 500g, Seguidor de Linha Pro e Sumô Lego 1kg. Nesta categoria, os robôs feitos de peças Lego participam de uma luta de sumô, em que cada participante precisa expulsar o oponente do ringue, o dojô. Vence aquele que consegue cumprir o objetivo primeiro.

Conforme a UFJF, em março deste ano, a equipe conquistou o segundo lugar na IronCup, que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí (MG). O ex-diretor da categoria e membro mais antigo, desde 2017, Jean Felipe Coutinho, conta como foi a satisfação de ver o resultado do trabalho: “Foi um esforço da equipe toda. Depois de muito tempo de pesquisa e desenvolvimento dos robôs, chegamos no ápice, e agora é continuar com o trabalho que estamos desenvolvendo para ser referência mundial.”

Coutinho acrescentou comentando como a nova gestão tem contribuído para o bom desempenho da equipe: “O Gabriel Damasceno está fazendo um ótimo trabalho como gerente da categoria e o João Gabriel (Billy) tá voando alto na programação. Eu sinto que se hoje eu deixasse a categoria, não que isso vá acontecer, eu tenho a certeza de que estaria em boas mãos.”

Segundo a capitã geral da Rinobot, Rayssa Soares, a vitória abre novos horizontes para a equipe: “Agora a gente consegue pensar mais em competições mundiais. Estamos nos preparando para a WinterChallenge e no próximo ano pretendemos ir a outros torneios.”

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar