Com a cartilha, produtores irão aprender sobre processos de cloração para higienização e combate a micro-organismos
Para orientar produtores de queijo sobre cloração, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) disponibilizou cartilha gratuita em seu site.
A cloração pode ser usada para combater micro-organismos em queijarias e propriedades rurais, além de tratamento da água, desinfecção de superfícies e de utensílios. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, para que o cloro desempenhe seu papel sem deixar resíduos. Para cada objetivo, uma concentração específica deve ser usada.
Dentre os assuntos abordados na cartilha, estão instruções de manuseio, preparo das soluções e eficácia da cloração.
Além disso, a cartilha traz orientações sobre o uso seguro da substância, que deve ser usada apenas com água filtrada e não pode ser misturada com detergentes e sabões. Em concentrações erradas, o produto pode deixar odores indesejáveis nos queijos.
A cartilha faz parte do projeto “Avaliação das concentrações das soluções sanitizantes empregadas no manejo de ordenha e do tempo de contato destas soluções com os tetos dos animais em fazendas da mesorregião dos Campos das Vertentes”, coordenado pelo pesquisador Paulo Henrique Costa Paiva e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).