Enem 2018: segundo dia de provas e ansiedade até o resultado

No último domingo (11), os mais de 3,9 milhões inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participaram do 2º dia de provas em todo o país.

Neste segundo dia, da edição 2018 do exame, os candidatos ganharam 30 minutos a mais que em 2017, e tiveram 5 horas para responder as questões de matemática e de ciências da natureza, que incluem química, física e biologia.

Luiz Otávio, que tem 39 anos, já participou de outras edições do Enem e disse que o tempo foi um fator favorável neste segundo dia.  “Estava mais tranquilo do que no primeiro dia. Porque no primeiro dia eu achei o tema da redação bem tranquilo, contudo, o tempo é mais exíguo. E hoje o tempo foi favorável, deu para dar mais atenção às questões.”

Comparando a edição 2018 do exame com a dos anos anteriores, o candidato Samuel Satler, de 19 anos, afirmou que a segunda prova estava mais simples. “O primeiro dia não tava tão conteudista, quanto às outras edições, estava um pouco mais simples, cobrando mais interpretação de texto mesmo. A redação estava ampla. A prova de ciências da natureza também estava bem menos conteudista, diferente da prova de matemática que achei bem ampla, com mais conteúdos.”  Samuel é estudante de medicina e fez a prova com o objetivo de conseguir uma bolsa no curso ou algum desconto.

O Enem 2018, que marca os 20 anos de criação do exame, registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação. O índice de abstenção deste 2º dia foi de 29,2%. Faltaram ao exame 1.610.681 candidatos do total de 5.513.749 inscritos.

As provas realizadas nos dias 04 e 11 de novembro terão os resultados divulgados somente em janeiro, o que deixa os estudantes ansiosos, como no caso da Ingrid Castro, de 18 anos. A estudante pretende cursar Nutrição. “Estou bem ansiosa para o resultado da redação, porque é o que eu tenho mais curiosidade em saber. Eu acho que fui bem nela, como eu já fiz vestibular em outras faculdades, agora é esperar o resultado e ver o que da para fazer, para onde ir.”

O  resultado, de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, está previsto para sair em 17 de janeiro de 2019. Para consultar, basta acessar o site oficial do Enem e ir a sua página do participante. Após inserir os dados de login, o link para o resultado estará disponível. Vale ressaltar que essa é uma previsão, já que a data de divulgação depende do tempo que leva para corrigir a prova.

Por: Janice Izabella

(Com revisão de Patrícia Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar