Encontro no teatro Belmira encerra ciclo de reuniões comunitárias sobre a atualização do Plano Diretor

Encontro no teatro Belmira encerra ciclo de reuniões comunitárias sobre a atualização do Plano Diretor
A última ‘oficina regional’ foi realizada na noite desta sexta-feira (22)

Na quinta (21) houve reuniões em Bom Jesus da Cachoeira e Boa Família

O ciclo de reuniões comunitárias realizadas como parte do processo de atualização do Plano Diretor Participativo (PDP) de Muriaé foi encerrado na noite desta sexta-feira (22). A última ‘oficina regional’, e segunda na sede do município, aconteceu no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, no centro da cidade.

O roteiro de encontros abertos começou na segunda-feira (18), no auditório do Senai, na região central de Muriaé e, entre terça (19) e quinta (21), seis reuniões foram promovidas nos distritos de Vermelho, Pirapanema, Itamuri, Belisário, Bom Jesus da Cachoeira e Boa Família, incluindo também moradores  de comunidades vizinhas e zona rural.

Nesta semana, o diagnóstico do processo, que é desenvolvido pela empresa Geo Brasilis, de São Paulo, foi apresentado também na Câmara Municipal, aos membros do Conselho Municipal de Planejamento (Comuplan), e a engenheiros e arquitetos da cidade.

O Plano Diretor aponta diretrizes para promover o crescimento organizado da cidade por um período de 10 anos e, por lei, deveria ter sido atualizado em 2016, o que não ocorreu.

Durante os encontros, os participantes puderam apresentar suas sugestões para o PDP, como indicação de obras necessárias para cada localidade e de programas a serem criados pela Administração, dentre outras ações que busquem a melhoria da qualidade de vida.

A atualização do Plano Diretor está sendo feita por meio da parceria público-privada entre a Prefeitura e o Instituto Votorantim, sem custos para a Administração. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e desenvolvidas pela empresa paulista Geo Brasilis, que tem experiência de 20 anos na elaboração de planejamentos urbanos.

A fase dos encontros regionais é a segunda das cinco etapas previstas – a primeira foi a montagem do plano de trabalho, com definição do cronograma e da metodologia a ser adotada. Em seguida, serão formuladas as diretrizes finais, partindo então para votação do projeto na Câmara Municipal e, por fim, para a validação da lei.

 

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.

 

Fonte : Radio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar