A pedido do Brasil, a doença de chagas será estudada pela instituição Unitaid, parceira da Organização Mundial da Saúde, na busca por soluções inovadoras no diagnóstico e tratamento de doenças. Característica de países de clima tropical, a doença de chagas está presente em 21 países da América Latina, incluindo o Brasil e atinge cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Em média, são 4,5 mil vítimas fatais a cada ano no Brasil.
Por isso, a importância de investimentos em pesquisa para buscar formas de prevenção e cuidado das pessoas que contraíram a doença, com apoio internacional, para que outros países também possam contribuir para conter a doença de chagas. Nessa segunda-feira (25), foi lançado o edital para financiar pesquisas em doença de chagas, que vai receber propostas até dia 27 de fevereiro no valor de US$ 20 milhões, durante quatro anos.
Podem participar pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Um comitê de revisão da Unitaid, composto por especialistas independentes em saúde global, vai ajudar a escolher as melhores propostas a serem financiadas por meio de processo seletivo.
A iniciativa é considerada pioneira por destinar recursos específicos para o estudo da doença. Este é o maior investimento sobre chagas realizado em uma ação Internacional.
Fonte: Radioagência Nacional