O prédio do antigo Cadeião, ou Casa de Câmara e Cadeia, abrigará, em breve, o arquivo público municipal. No entanto, para que o projeto da Prefeitura seja executado, é necessário resolver uma serie de problemas e questões burocráticas que envolvem a propriedade do imóvel. Conforme informou ao Clube Notícia o diretor de memória e patrimônio do município, Geenes Alves, a Administração trabalha para conseguir, na justiça, a escritura do local. “Tecnicamente, o imóvel não tem um proprietário. Nós estamos apenas aguardando que o setor jurídico da prefeitura consiga transferir a titularidade para o município”, explicou.
E há mais problemas para serem resolvidos. A reportagem do Clube Notícia esteve no local e constatou que o prédio foi depredado. Janelas e vidros quebrados, portas estragadas e muita sujeira. Moradores da região informaram que andarilhos e usuários de droga abrigam o local. No momento em que nossa equipe esteve no local, praticamente todas as portas estavam todas abertas e no interior havia roupas velhas e muita sujeira. Geenes afirmou estar ciente da situação e que o município trabalha para tentar sanar o problema o mais rápido possível. “A gente entende que o local está depredado, que precisa de restauração urgente, mas precisamos esperar o fim da questão com a justiça para depois iniciarmos a execução do projeto”, disse.
Os recursos para execução da proposta de transformar o local na sede do arquivo público municipal estão garantidos. “Já temos o projeto pronto, nós já temos praticamente a totalidade do recurso para necessário para fazer a intervenção; o dinheiro já está na conta do fundo municipal de patrimônio cultural. E também já adiantamos o processo de organização dos nossos acervos”, explicou Geenes.
Reportagem e fotos: Flavio Sousa.
Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas