EMOP em Divinópolis recebe ‘Selo Resgata’

A Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), em Divinópolis, recebeu o “Selo Resgata” do Departamento Penitenciário Nacional e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Este tipo de selo é destinado a empresas e órgãos públicos que possibilitam que presos tenham uma oportunidade de emprego.

Para receber o selo, as empresas precisam ter no quadro de funcionários, presos provisórios ou condenados, na proporção mínima de 3% do total de empregados.

Os presos são contratados por meio de uma parceria com o sistema prisional. Em Divinópolis, eles trabalham nas obras públicas do município. Eles trabalham no Cemitério construindo jazigos e  no Centro Industrial fazendo manutenção de vias públicas, bueiros, recapeamentos, entre outros.

Definido pela Constituição Federal e a Lei de Execução Penal, o trabalho tem função educativa no sistema penitenciário. Além disso, a cada três dias trabalhados, o preso tem direito a redução de um dia na pena.

Segundo governo de Minas, em todo estado são 469 empresas e órgãos públicos mineiros que mantêm parceria com o sistema prisional. O número de detentos empregados subiu de 13.500 em 2016 para 21.056 em 2019. Um crescimento de cerca de 60% nos últimos quatro anos.

 

Fonte – G1/CentroOeste

O post EMOP em Divinópolis recebe ‘Selo Resgata’ apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar