Em mais uma capacitação com municípios da Redesim, Jucemg disponibiliza relatório sobre movimentação de empresas no Estado

No mesmo evento, também foi apresentado o balanço da Redesim em 2022

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae-MG, realizou, mais uma capacitação com os municípios integrados à Redesim MG. Participaram da videoconferência Secretários Municipais, Agentes de Desenvolvimento e atendentes da Sala Mineira do Empreendedor. Nesta capacitação, o Gerente de Integração, Gabriel Tavares, apresentou o Balanço das Atividades da Redesim em Minas Gerais no ano de 2022 . Já o Gerente de Negócios, Carlos Carvalho, apresentou o relatório “Movimentação de empresas – Jucemg”, que está disponível no Sisredesim. Também participou da videoconferência o analista do Sebrae Minas, Cássio Duarte, que também conduziu os trabalhos.

Na abertura do evento, Tavares e Duarte destacaram a importância de mais um encontro para a apresentação das ferramentas utilizadas na efetivação da Redesim e que promovem a melhoria do ambiente de negócios no Estado. Em seguida, Carlos Carvalho divulgou o relatório desenvolvido pela Gerência de Negócios com o total de movimentações de empresas nos municípios mineiros, com os dados de constituições, alterações e extinções, incluindo MEIs. Carvalho informou que a Jucemg disponibiliza aos municípios dados de forma rápida e interativa, com possibilidade de consulta 24 horas por dia. Na sequência, explicou como utilizar os filtros presentes na aplicação. Ele ressaltou que “por meio do relatório, é possível apresentar a movimentação de empresas na Jucemg dos últimos quatro anos de todos os municípios mineiros, tendo a possibilidade de utilizar filtros para comparar os dados de várias prefeituras.” O gerente de Negócios da Jucemg destacou ainda que esta ferramenta poderá receber melhorias e novos dados que serão úteis para as prefeituras e que algumas informações tratadas e detalhadas que não constam no relatório podem ser compradas por meio do serviço de venda de informações no endereço [email protected].

O analista do Sebrae Minas, Cássio Duarte, declarou que os dados do relatório servirão como base para que os municípios os transformem em informações estratégicas. Ele mostrou as diversas formas de utilização das informações pelos setores municipais envolvidos na elaboração de políticas públicas e responsáveis pela formalização de empresas, como Secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Administração.

Balanço Redesim 2022

O Gerente de Integração da Junta, Gabriel Tavares, também lembrou que as prefeituras têm acesso a informações de movimentações de empresas no município por meio da ferramenta “exportação de empresas”, presente no sistema de licenciamento e disponibilizada para as prefeituras integradas. Em seguida, apresentou o balanço da Redesim em 2022 e destacou que mais de 400 municípios se encontram integrados à política pública, sendo 36 apenas em 2022, quantidade que já supera a meta pactuada para o ano.

Tavares informou que já estão em funcionamento no estado mais de 340 Salas Mineiras do Empreendedor, sendo que 29 foram abertas apenas em 2022 propiciando a melhoria do ambiente de negócios de desenvolvimento econômico local. “A Sala Mineira proporciona à prefeitura prestar serviços com maior qualidade e rapidez para empreendedores e contadores, que têm acesso a serviços, orientações e capacitações da Jucemg, Sebrae, prefeitura e eventuais parceiros em um local único.” Tavares também citou a integração dos órgãos estaduais à Redesim, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Mineiro de Agropecuária, Meio Ambiente, Receita Federal, Secretaria de Fazenda e prefeituras. Estes órgãos compartilham informações em um sistema informatizado permitindo aos usuários terem acesso às licenças de funcionamento pela internet, com rapidez e segurança.

As informações são da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Pesquisar