Em entrevista, reumatologista alerta sobre a fibromialgia

Em entrevista, reumatologista alerta sobre a fibromialgia
Dra. Lívia Vardiero é formada pela Universidade de Vassouras e especializada em reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Rádio Muriaé recebeu nesta sexta-feira (28) a médica reumatologista, Dra. Lívia Vardiero para uma entrevista. O tema foi a fibromialgia, uma patologia muito comum, mas que ainda poucas pessoas sabem a respeito.

De acordo com a reumatologista, a fibromialgia é uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo. Esses desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou ser uma reação exagerada a algum acontecimento.

Ainda segundo a reumatologista, as dores podem surgir em várias partes do corpo. Na maioria das vezes o paciente não sabe definir ao certo se a dor é muscular ou se é gerado pelo sistema nervoso. A doença não tem idade definida para aparecer e a maioria dos casos ocorre em mulheres.

Diagnóstico

De acordo com a Dra. Lívia, o diagnóstico é essencialmente clínico, realizado por um reumatologista, a partir do relato e do histórico do paciente. Não existem exames para detectar a fibromialgia. A médica afirmou também que a doença não tem cura, mas não provoca sequelas e o paciente pode levar uma vida normal, desde que siga uma série de recomendações como atividade física diariamente.

Dra. Lívia Vardiero é formada pela Universidade de Vassouras e especializada em reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente ela atende na clínica Prevent Cor, no Hospital São Paulo e na Policlínica do bairro Safira.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar