Em 2019, Ibama apreendeu mais de 8 toneladas de agrotóxicos irregulares

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido como Ibama, apreendeu ao longo de 2019, 8,16 toneladas de agrotóxicos irregulares em diversos estados do país. Ademais, este dado faz parte dos resultados da Operação Ceres, prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) como medida de combate ao contrabando e ao uso de agrotóxicos ilegais. Agentes ambientais federais fiscalizaram 93 propriedades rurais e aplicaram 46 autos de infração que totalizam cerca de R$ 3,4 milhões.

Na etapa mais recente da operação, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram apreendidos 550 quilos de produtos irregulares em 9 municípios do Rio Grande do Sul. Ademais, os sete autos de infração aplicados no estado somam R$ 150 mil. Contudo, um produtor rural foi preso em flagrante por contrabando.

Entre as irregularidades mais comuns constatadas em campo estão: produtos vencidos ou trazidos do exterior de forma irregular, depósitos inadequados, reutilização de embalagens vazias e queima de resíduos.

Agrotóxicos sem registro no país são ilegais e podem produzir efeitos imprevisíveis para o meio ambiente e para a saúde humana. Além disso, o contrabando desses produtos está frequentemente associado à evasão fiscal e ao tráfico de armas e drogas.

Além de coibir ilícitos relacionados a agrotóxicos irregulares, a Operação Ceres tem como objetivo evitar a contaminação da água, do solo e da fauna nativa, e proteger a saúde da população e dos trabalhadores rurais. De forma complementar, o Ibama realiza em estabelecimentos industriais a Operação Circe para verificar se as condicionantes estabelecidas no registro dos produtos estão sendo cumpridas.

 

Via Canal Rural

O post Em 2019, Ibama apreendeu mais de 8 toneladas de agrotóxicos irregulares apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar