Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Um brasileiro no topo do ranking mundial de tênis. Um dia inesquecível para o esporte brasileiro. Em 3 de dezembro do ano 2000, Gustavo Kuerten venceu a final contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi, no Masters de Lisboa, em Portugal. Aquela vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Naquele ano, o brasileiro pegou um grupo, que além de Agassi, tinha o sueco Magnus Norman e o russo Yevgeny Kafelnikov. Guga estreou na competição em uma partida contra Agassi. O brasileiro sentiu dores, pediu atendimento médico, voltou para a quadra, mas o norte-americano venceu o jogo.

Se a condição física deixou alguma dúvida no ar, a vitória no duelo contra Magnus Norman desfez essa impressão. Em seguida, Guga venceu o russo Kafelnikov em uma partida que durou apenas uma hora e nove minutos. O que o levou a enfrentar o norte-americano Pete Sampras na semifinal, de quem já havia perdido em outras duas oportunidades.

Mas dessa vez, veio a conquista inédita e uma segunda chance de jogar contra André Agassi, que havia chegado à final depois de vencer o número 1 do mundo, Marat Safin.

Guga entrou em quadra confiante e jogou com perfeição. O duelo Agassi versus Guga terminou em três sets a zero e o brasileiro se consagrou campeão do Masters de Lisboa. Aos 24 anos, Gustavo Kuerten alcançou o posto de melhor do mundo.

Até virar o número 1 no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, o atleta nascido em Florianópolis, Santa Catarina, percorreu um longo caminho com dedicação, apoio da família e muito bom humor. Começou a jogar tênis na infância com o pai, que morreu quando ele tinha nove anos. Passou a treinar profissionalmente na adolescência e entrou no circuito internacional em 1995. À medida que foi se destacando, levou a torcida brasileira a adotar o tênis como um esporte do coração e, desde então, vem influenciando dezenas de atletas.

Por: Radioagência Nacional.

 

%d blogueiros gostam disto: