Eclipse solar pôde ser visto parcialmente em Juiz de Fora

Na região sudeste, Sol ficou cerca de 35% a 40% escondido, por volta das 14h desta segunda (Foto: Fernando Priamo)

O eclipse solar que ocorreu nesta segunda-feira (14) foi observado parcialmente em Juiz de Fora por volta das 14h e 15h. Na região, o eclipse solar foi parcial, escondendo o Sol em cerca de 35% a 40%. O fenômeno que faz o dia se transformar em noite por alguns minutos ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra.

“Como a Terra gira ao redor do Sol num plano, supondo que o Sol esteja no centro da face superior de uma mesa, a Terra se move em torno do Sol no nível desta superfície. Ao mesmo tempo, a Lua gira em torno da Terra, mas o plano de órbita lunar é inclinado um pouco mais de 5º em relação à face da mesa e geralmente a Lua passa acima ou abaixo do Sol. Mas quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra, entre o Sol e o nosso planeta, e todos ficam alinhados, ocorre um eclipse solar”, explica Paulo Sergio Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No Chile, na Argentina e no sul dos oceanos Pacífico e Atlântico o eclipse solar foi total. As cidades chilenas de Temuco e Villarrica estiveram entre os melhores locais para o fenômeno ser observado.

O post Eclipse solar pôde ser visto parcialmente em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar