É verdade que ondas de rádio têm alcance maior à noite? saiba

Muitos radiodifusores têm dúvida se a onda de FM, Frequência Modulada, se propaga melhor durante a noite. No entanto, a informação é correta. A onda de rádio FM tem transmissão melhor no período noturno. Entre 60 e 1.000 Km de altitude existe a camada conhecida como ionosfera, composta por íons e plasmas, que são capazes de refletir as ondas de rádio por até 30 MHz.

São duas explicações para entender a propagação do FM. Durante o dia, o ar tem forte presença de luz solar, que atinge a ionosfera. Os raios solares ionizam as moléculas e encurtam o alcance da onda de FM. Já durante a noite, a camada fica mais fresca, o que ajuda a propagar a frequência por muitos quilômetros.

fm-beneficios

 

Outros motivos que melhoram o alcance do FM à noite são a diminuição do ruído solar e o período inativo das indústrias.

Empresários donos de estações de FM podem ficar despreocupados com a influência da camada ionosfera nas transmissões, pois a frequência não sofre interferência de forma relevante. O que se sabe é que o sinal AM tem alcance bem maior, seja no período diurno ou noturno, porém o sinal de FM não possui ruídos e dá tonalidade mais natural a voz.

Anexos para downloads:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: