Duas novas suspeitas de morte pela Covid-19 estão sendo investigadas em JF

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou, nesta segunda-feira (20), mais duas suspeitas de morte por coronavírus. Com isso, chegam a quatro os óbitos em investigação pela doença no município. Se as mortes forem confirmadas pela Covid-19, vão se juntar a dois outros casos oficializados, sendo dois idosos, de 70 e 71 anos. Ainda de acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde, há 1.506 casos suspeitos da doença na cidade. Desde sexta-feira, quando o último levantamento municipal foi divulgado, 72 novas suspeitas foram registradas. Cento e cinco casos da Covid-19 já foram confirmados em Juiz de Fora.

Os números seguem contrastando com o levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Conforme a pasta estadual, em dados divulgados na manhã desta segunda-feira, Juiz de Fora tem 93 confirmações da doença. Mesmo com o atraso nas notificações estaduais, o município continua como o segundo do estado em número de casos diagnosticados da doença. A capital Belo Horizonte lidera, com 452 confirmações. Ainda conforme sistema da SES, Juiz de Fora tem 618 casos suspeitos e 52 descartados. O Estado também computa as duas mortes registradas pelo Município.

Hospitais privados

Alguns hospitais da rede particular de saúde têm divulgado boletins diários sobre os casos monitorados. Os documentos são publicados à parte do boletim da Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, conforme alegam, as unidades têm repassado diariamente as notificações da doença à Vigilância Epidemiológica.

Nesta segunda, o Hospital Monte Sinai informou que, ao longo do fim de semana, dois pacientes foram internados na unidade, e sete amostras foram coletadas entre os pacientes avaliados no pronto-atendimento do hospital. Até esta segunda, seis pacientes estavam internados no Monte Sinai com sintomas da Covid-19. Destes, dois já receberam resultado positivo. Dos internados, quatro estavam em cuidados clínicos e, dois, em cuidados intensivos. Desde 27 de fevereiro, foram atendidos 454 pacientes com suspeita da doença pelo hospital. De acordo com o Monte Sinai, todos foram devidamente notificados à Vigilância Epidemiológica. Até o momento, o hospital registrou um óbito, com resultado posteriormente confirmado para Covid-19.

O boletim do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) informou que, até esta segunda-feira, foram registradas 16 notificações de casos suspeitos do coronavírus. Deste total, oito foram testados, conforme orientação da Vigilância Epidemiológica, e todos receberam resultado negativo. Nesta segunda, não havia pacientes internados na área isolada para Covid-19. O HMTJ informou ainda que nove pacientes receberam orientações para isolamento domiciliar. Destes, apenas um permanece nesta condição; os demais receberam alta por condições clínicas ou por tempo de quarentena.

Monte Sinai retoma gradativamente cirurgias eletivas

No informativo desta segunda, o Hospital Monte Sinai informou ainda que “optou por liberar as cirurgias eletivas de modo gradual e criterioso”. Segundo a unidade, já a partir desta segunda, foram retomados agendamentos no centro cirúrgico, “seguindo rigorosos cuidados de proteção da equipe e do paciente e, seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde, diretrizes da organização e fluxos seguros para estes pacientes”. De acordo com a unidade, ficam mantidas medidas de restrição para visitas, troca de acompanhantes e restrição de circulação de pessoas. No pronto-atendimento, o hospital informou que há distinção total entre suspeitos de Covid-19 de outras patologias para avaliação. Os suspeitos não ficam em sala de espera e aguardam processo de triagem, avaliação e processo de internação em área totalmente isolada do restante dos fluxos.

Minas Gerais chega a 41 mortes associadas à Covid-19

Com duas novas mortes registradas nesta segunda-feira (20), Minas Gerais chegou a 41 óbitos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), conforme boletim epidemiológico da SES. As cidades de Extrema e Espinosa notificaram as vítimas fatais registradas no informativo atualizado, ambas de pacientes abaixo dos 60 anos. Há, ainda, 41 óbitos em investigação para a Covid-19 e 1.189 pacientes confirmados com o novo coronavírus.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar