Contando com mais de 400 militares, a Operação Alferes foi encerrada na manhã desta sexta-feira (7) e culminou na apreensão de 44 pessoas, entre adultos e menores infratores. De acordo com o capitão Miguel Tatis, a Polícia Militar (PM) abordou aproximadamente 1300 pessoas e 900 veículos durante a operação, além de apreender armas, drogas e veículos, e cumprir mandados de busca e apreensão.
Um dos casos destacados pela polícia em Uberlândia foi uma tentativa de roubo a um caminhão. “A ação dos criminosos foi frustrada e tudo indica que um deles efetuou um disparo equivocado, que levou a óbito um dos cúmplices”, informou Tatis. Essa ocorrência resultou na prisão de oito pessoas, cinco armas de fogo e outros objetos envolvidos no crime. Também houve uma apreensão de 25kg de maconha, uma maquininha para pagamento com cartão, filme para embalar a droga, três balanças de precisão, celulares e mais de R$ 5 mil em dinheiro no Bairro Dom Almir. Esse caso terminou com cinco pessoas conduzidas à delegacia.
No Pontal, de acordo com o tenente Edson Roberto, a mega operação contou com aproximadamente 100 policiais em pontos estratégicos da zona urbana e rural. Em Ituiutaba, um veículo e drogas foram apreendidos. “Nesse mesmo período, no começo de junho do ano passado, nós tivemos oito crimes violentos e esse mês nós só tivemos um. O nosso principal objetivo é saturar essas áreas de maneira que o triângulo do crime não feche. Uma das vertentes desse triângulo é a oportunidade e no momento que há polícia no local, a oportunidade do bandido diminui bastante”.
A Operação teve início na quinta-feira, 6, e foi realizada em todos os municípios de Minas Gerais em comemoração aos 244 anos da PM. Segundo o capitão Miguel, esse trabalho da PM também é um alerta de que a segurança pública é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos. “É importante que a população, de uma forma geral, internalize esse conceito pra que possa ser um parceiro da Polícia Militar e participe com informações, procurando a base policial ou quartel mais próximo, onde ela vai se inserir nesse contexto de segurança pública de uma forma mais efetiva.”
Números oficiais:
Veículos apreendidos – 75
Armas de fogo apreendidas – 5
Armas brancas apreendidas – 3
Munições apreendidas – 166
Maconha apreendida – 39 tabletes, 51 buchas, 38 gramas
Cocaína apreendida – 78 dolas
Crack apreendido – 118 pedras
Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa