A Regional de Saúde de Divinópolis realizou um treinamento relacionado para aprimorar o uso de uma nova ferramenta de combate a dengue. O treinamento faz parte do projeto de ampliação da vigilância entomológica para monitoramento do Aedes com a implantação de Ovitrampas.
O objetivo é orientar as referências de endemias dos municípios sede do Centro-Oeste, para fazer a instalação e recolhimentos das armadilhas. Com o equipamento será feito o envio das palhetas para o laboratório de entomologia municipal, que fará as contagens dos ovos. A ideia do projeto é monitorar a população do mosquito Aedes Aegypti.
Na semana passada a secretaria de saúde apresentou os números relacionados à doença na cidade. Os casos de dengue em Divinópolis tiveram redução aproximada de 99%, se comparada com os quatro primeiros meses de 2015 e 2016. Os dados mostram que as ações de combate ao mosquito tem sido importantes.
A proposta inicial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais é de iniciar o projeto de instalação das Ovitrampas em 135 cidades. Na região Centro-Oeste, 8 municípios serão contemplados.
Postado originalmente por: TV Candides