“Divinópolis é do Diabo” causa polêmica nas redes sociais

Cena do filme “A comédia Divina”

Um filme lançado em outubro de  2017 acabou gerando polêmica, pelo menos em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, já foram várias as manifestações em redes sociais por causa de uma das cenas que muitos entenderam que denigre a cidade.  Divinópolis já tem fama de ser mal divulgada em emissoras de TV nacionais já faz algum tempo e agora no cinema resolveram encontrar a cidade e desta vez associaram com nada menos do que o Diabo.

O filme é “A comédia divina”, do diretor Toni Venturi.   É uma produção da Tele Cine em parceria com a Globo Filmes. O elenco tem famosos como Murilo Rosa e Monica Iozzi e tem um roteiro no mínimo inusitado.  Apesar do título fazer referência a obra de Dante Aligheri, o texto é baseado no conto “A igreja do Diabo”, de Machado de Assis. Na história o Diabo, interpretado por Rosa, preocupado com sua popularidade resolve montar uma igreja na Terra.   Com o sucesso, acaba ganhando um programa de televisão que atrai multidões.

O que chamou a atenção dos divinopolitanos é que em uma das cenas, o programa de TV apresentado pelo diabo, recebendo caravanas de várias cidades, recebe uma da cidade de Divinópolis.  O público, que seria da cidade, ostenta ainda uma faixa com os dizeres “Divinópolis é do diabo”. Apesar da licença poética e da dramatização da obra que é uma comédia, muitos moradores da cidade não gostaram da piada e entenderam que mais uma vez  fizeram uma propaganda negativa do município.

Uma internauta, Amanda Petrochelly, chegou a postar um desabafo em sua página pessoal no Facebook afirmando que sua cidade (Divinópolis), não é do diabo “As vezes posso estar errada em não saber interpretar o filme, ou talvez não vi com outros olhos, só sei que ao deparar com a “CENA” Divinópolis do diabo, me doeu muito! Pq eu AMO DIVINÓPOLIS, e por mais caos que esteja a cidade, DIVINÓPOLIS FOI E AINDA É MINHA CIDADE DE PREFERÊNCIA!  Nossa cidade divina abençoada por Deus. Nossa DIVINOpolis é do DIVINO!”, escreveu Amanda.

Muitos concordaram com a postagem e também se manifestaram indignados.  Os divinopolitanos há um bom tempo não gostam da maneira que a cidade vem sendo retratada em reportagens nacionais onde já apareceu como tendo um dos piores trânsitos do país, cidade das contradições e até lugar ideal para gays passarem lua-de-mel ( neste caso há uma polêmica, porque muitos afirmam que a frase dita por Cristiane Torloni, se referia a outra Divinópolis, a de Tocantins).

A questão é polêmica no que se refere a   Comédia  Divina porque se trata de um filme e estes não tem compromisso com a realidade. Ainda assim, parece que mais uma vez mexeram com o brio do divinopolitano.

O filme foi um fracasso de crítica chegando a ser acusado de fraco em todos os aspectos. Nos sites especializados as notas foram todas baixas.  Em um deles, chegaram a dizer que lembra produções ruins dos anos 90.

Veja o trailer e decida se vale a pena assistir:

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar