Disk 180 teve aumento de 40% nas denúncias de violência contra a mulher em Uberaba

Em meio à comemoração dos 14 anos da Lei Maria da Penha, neste 7 de agosto, cresce o número de denúncias anônimas de violência contra a mulher. Segundo dados repassados pela gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM), Juciara Moura Limírio, o aumento é de 40% nas ligações através do 180, que é o número da central do órgão, em Brasília.

De acordo com ela, todos os registros referentes ao município são encaminhados para o CIM, que faz a averiguação da denúncia e realiza todo atendimento necessário à mulher.

No entanto, o CIM Uberaba registra queda nos atendimentos presenciais. Isso porque, segundo ela, a demanda foi afetada pelas medidas de distanciamento social e, consequente, houve o aumento de ligações para a sede do CIM. “A mulher está ficando em casa e buscando orientação via telefone”, diz.

Somente em Uberaba, entre março e julho, foram contabilizados 416 atendimentos presenciais. Número é bem inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 528 mulheres. Em 2020, o CIM Uberaba atendeu 579 mulheres.

Continua depois da publicidade

Este mês, o Agosto Lilás, destinado ao combate à violência doméstica, o CIM Uberaba promove ações de conscientização através das redes sociais. Para a gerente, o assunto deve permanecer sempre em pauta, mas neste mês será reforçado através da divulgação dos serviços disponíveis na cidade. 

O CIM funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, na rua Luiz Próspero, 242, Parque das Américas. A pessoa pode entrar em contato através do número 3312-9161.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar