Evento reuniu cerca de 300 lideranças mundiais em Nova York
A Cemig marcou presença no SDGs in Brazil, um encontro de sustentabilidade corporativa promovido pelas Nações Unidas para discutir os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A diretora de Comunicação e Sustentabilidade Empresarial, Cristiana Kumaira, e o diretor de Compliance, Daniel Lança, representaram a companhia mineira no evento, que reuniu 300 convidados em Nova York. O evento contou com a participação de líderes dos setores público e privado, além de influentes formadores de opinião.
A Cemig é signatária da Carta de Adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2009, e em 2022, aderiu ao Programa Ambição Net Zero do Pacto Global da ONU, comprometendo-se a zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2040. Cristiana Kumaira destaca que a Cemig está totalmente comprometida com a temática ESG (Ambiental, Social e Governança, em inglês).
O Pacto Global tem o objetivo de promover um planeta mais inclusivo, diverso e sustentável. As empresas participantes se comprometem a fazer as mudanças necessárias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em 17 áreas. Ao todo, 18 mil empresas de 160 países participam do projeto, sendo quase 2 mil organizações do Brasil. Referência mundial na agenda ESG, a Cemig é a única empresa do setor elétrico da América Latina no Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde a sua criação, em 1999, e possui um parque gerador 100% limpo e renovável.
A Cemig também atua na comercialização de dois certificados que legitimam o compromisso da companhia com os valores sustentáveis: o I-REC, certificado internacional de energia renovável, e o Cemig Rec. Nos últimos quatro anos, a companhia emitiu mais de 12 milhões de certificados para empresas.