Ainda abordando assuntos que foram debatidos durante o 17° Congresso Catarinense de Rádio e Televisão da ACAERT, um dos painéis que despertaram atenção dos radiodifusores foi o comandado pelo diretor comercial do Kantar Ibope Media, Rodrigo Cierco. O palestrante mostrou os dados dos levantamentos feitos pelo instituto que apontam a força do meio Rádio.
A análise detalhada do consumo e do perfil do ouvinte de rádio foi o tema da plenária do Kantar Ibope abordada pelo diretor comercial da empresa, Rodrigo Cierco. Na palestra “Um olhar sobre a audiência do rádio”, Rodrigo Cierco afirmou que a pesquisa é fundamental para dar um norte para a programação e para a equipe de comercial e marketing comprovar o potencial e levar verbas publicitárias para a rádio.
O diretor do Kantar Ibope disse que dispõe de pesquisas para todo o estado de Santa Catarina independente de ser interior ou capital. Rodrigo Cierco avaliou ainda que existe um potencial grande de investimento no estado catarinense e este crescimento precisa do engajamento de todo o segmento do meio rádio.
As informações de Cierco foram baseadas no estudo Book de Rádio do Kantar Ibope Media. Um dos temas utilizados por Cierco foi a mobilidade do Rádio, o alcance, o retorno do meio Rádio para anunciantes e ouvintes.
Ele também destacou que pesquisa é fundamental para o Rádio. Não só pesquisa de audiência, mas assuntos complementares são fundamentais para dar um rumo para a Rádio. Quais perfis dos ouvintes por horário, locutor, programa. As pesquisas também orientam as equipes de marketing e comercial para trabalhos de divulgação da marca.