Direito de vereadores direcionarem recursos de emendas impositivas em Divinópolis é suspenso

Foto: Câmara Municipal de Divinópolis

Os 17 vereadores em Divinópolis tiveram suspensos o direito de direcionar recursos financeiros de emendas impositivas após uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Isso significa que os parlamentares não poderão opinar junto à Prefeitura onde investir uma pequena parte do dinheiro público. A decisão vale para os recursos deste ano e 2020.

As emendas impositivas foram criadas em 2015 e passaram a destinar 1,2% do orçamento do país aos deputados federais e senadores. Em 2017, a Câmara em Divinópolis começou a repetir o ato, depois que os vereadores inseriram o artigo na Lei Orgânica do município. Assim, eles poderiam indicar que 50% desse valor fosse investido na saúde e o restante em obras e programas de escolha do parlamentar.

“Foi muito estudado, foi eu que propus. Tínhamos expectativas para podemos implementar as emendas impositivas em saúde e melhoramento nas bases eleitorais”, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD).

Inconstitucionalidade

No entanto, a procuradoria do município vê inconstitucionalidade na ação. “Seria preciso ter ocorrido um estudo prévio, se seria interessante que essas emendas vigorassem no município de Divinópolis. No presente momento, sem esses estudos, o Executivo entende que não tem como manter na lei orgânica essas emendas impositivas”, destacou o assessor jurídico Rodrigo Moura Rodrigues.

O caso virou polêmica e uma liminar do TJMG retirou das mãos dos vereadores cerca de R$ 7,5 milhões. Agora, o valor fica a cargo do município para que o prefeito Galileu Machado (MDB) decida onde esse dinheiro deve ser investido. A decisão não cabe recurso.

“A lei orçamentária é encaminhada anualmente para a Câmara para aprovação e ela já foi aprovada, e será executada como o Executivo entende que deve ser. O orçamento será executado normalmente como foi enviado para a Câmara”, reforçou o assessor jurídico.

O Legislativo foi notificado na semana passada sobre a liminar, mas informou que vai continuar defendendo a constitucionalidade das emendas. “A expectativa que a gente tinha era poder levar benefícios à população”, finalizou Kaboja.

Fonte – G1

O post Direito de vereadores direcionarem recursos de emendas impositivas em Divinópolis é suspenso apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar