O retorno das aulas presenciais nas escolas tem sido foco de muita discussão em Minas Gerais. Nesta quarta-feira, 30 acontece em Divinópolis um protesto de educadores contra o retorno. O ato foi convocado pelo Movimento Unificado de Divinópolis, com base na posição contrária firmada pelo Sindicatos da categoria. Um dos pontos questionados pelos profissionais é a dificuldade de implantação dos protocolos de segurança.
A deliberação de retornar no dia 05 de outubro foi aprovada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a COVID-19. Porém o fato pode ter uma reviravolta na cidade. De acordo com informações obtidas pelo Sistema MPA, a administração deve oficializar ainda esta semana que as atividades presenciais nas escolas municipais não serão retomadas.
A discussão do tema esta sendo feita pelo prefeito Galileu Machado e a secretária de educação Vera Prado. Um dos motivos seria a falta de recursos para implantação do protoco de prevenção ao coronavirus, já que o estado ainda deve 120 milhões ao município. Se a decisão for apresentada pelo governo, apenas as escolas particulares que atenderem as recomendações sanitárias poderão voltar.
O MUD programou uma manifestação, com concentração a partir de 14h na Rua Pitangui. De lá, os professores seguirão em carreata até o Centro Administrativo, na Rua Paraná, onde finalizarão o protesto. A carreata percorrerá as principais ruas da região central até chegar à Prefeitura.
O post Dificuldade de implantar protocolos deve impedir retorno presencial em escolas municipais de Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: Minas AM/FM