Dia dos Pais: flexibilização do comércio pode aquecer vendas em 2021

O Dia dos Pais é uma data comemorativa de grande importância para o comércio

Ainda em cenário pandêmico, a chegada do Dia dos Pais traz esperança a comerciantes e lojistas. O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, aponta que cerca de 64% dos empresários acreditam no aumento das vendas neste ano.

“O Dia dos Pais, assim como as demais datas comemorativos, exerce uma sazonalidade no calendário varejista e isso leva cerca de 64% dos empresários a acreditar em vendas superiores neste ano frente à 2020. Outros motivos também apontados pelos empresários embasam essa perspectiva mais otimista. Por um lado, o valor afetivo da data leva os consumidores as compras, mesmo diante de um cenário de orçamento mais apertado e, segundo, o processo de flexibilização da unidade econômica”, destacou Almeida.

Mas, apesar da reabertura dos estabelecimentos, os comerciantes devem enfrentar desafios com as vendas durante a data. Conforme o especialista, a recuperação dos setores depende de dois fatores.

“A dinâmica de recuperação dos setores vai depender muito do caráter do bem comercializado, se é de primeira necessidade ou não, e também das condições dos indicadores macroeconômicos correlacionados ao segmento em questão”, afirmou o economista.

O Dia dos Pais, além de ser uma data familiar, marca a abertura do comércio para o segundo semestre. Almeida destaca que neste período há grandes datas comemorativas.

“Historicamente, o segundo semestre apresenta um desempenho mais favorável para o comércio varejista como um todo frente ao primeiro semestre. Isso porque nós temos datas comemorativas de peso, como é o caso do Natal, o Dia das Crianças, o próprio Dia dos Pais e datas com forte apelo comercial como é o caso da Black Friday. Além disso, nós temos uma injeção de renda proporcionada pelo pagamento do 13º salário e a geração de vagas temporárias, que acabam otimizando essa confiança do consumidor diante de um cenário com maior emprego e maior renda”, finaliza Guilherme.

Nesse Dia dos Pais valorize os comerciantes locais e aproveite a data em segurança.

Ouça a reportagem:

Assista a reportagem:

Clique aqui para baixar o vídeo.

Dia dos Pais

Anexos para downloads: