Minas Gerais está entre os estados que mais vai apresentar queda nas vendas
As vendas do Dia dos Namorados devem apresentar uma redução, por conta da pandemia do novo coronavírus, em comparação com o ano passado. O volume de vendas do varejo deve ser de R$ 937,8 milhões, uma redução de 43,1% em relação a 2019, quando atingiu $ 1,65 bilhão.
A queda apresentada neste ano, causada pela pandemia, foi apontada por um estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC).
O Dia dos Namorados ocorre em meio ao afrouxamento das medidas de isolamento social em algumas cidades, como Belo Horizonte. Na capital mineira, desde o dia 25 de maio, a prefeitura permitiu a retomada gradual do comércio. Em Uberlândia, no Triangulo Mineiro, o comércio também está funcionando com restrições. As atividades não essenciais estão abrindo de segunda a sexta das 10h às 18h, e não podem abrir aos finais de semana.
Ainda segundo o estudo, por conta do afrouxamento das medidas, a venda no Dia dos Namorados deve ser maior do que no Dia das Mães, que aconteceu quando a maior parte das pessoas estava em quarentena. A queda no Dia das Mães foi de -59,2%.
As lojas consideradas não essenciais devem ter as maiores perdas, como lojas de calçados e vestuário. Nestes estabelecimentos, a perda deve ser de -71,3% se comparado com o ano passado. Informática e comunicação vem na sequência com redução de – 58,5%.
A perda é esperada para todo o país, mas em Minas Gerais, segundo o levantamento a queda deve ser de 30,7%. O estado, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro representam mais da metade das vendas para a data.