O compositor alemão Ludwig van Beethoven, que teve deficiência auditiva, disse uma vez que “a música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos”. Esta segunda-feira é o Dia Internacional do Músico. E nós vamos contar que, mesmo quando uma deficiência afeta a vida dos sentidos, ainda é possível juntar tudo com vida do espírito e fazer música.
A banda maranhense de reggae Tribo de Jah está na estrada há 35 anos e inicialmente era formada por cinco pessoas com deficiência visual. O guitarrista Neto Enes começou na música antes disso. Ele tem 41 anos de carreira e lembra que, aos 17 anos, a primeira experiência na música foi quase traumática, por causa do preconceito.
O vocalista Fauzi Beydoun não tem deficiência. Ele entrou na Tribo de Jah nos anos 90 e conta como foi a adaptação ao grupo.
A dupla de música pop 2RD foi formada em 2003 por Dan Oliva e Guido Bertoni, que se conheceu na equipe de basquete sobre rodas do Santos, em São Paulo.
Guido afirmou que eles levam a mensagem de que a música não tem forma e pode ser feita e curtida por todos.
O Dia Internacional do Músico é comemorado em 22 de novembro, porque é também o dia de Santa Cecília. Em 1594, a Igreja Católica escolheu a santa para ser a padroeira dos artistas de música sacra. Isso porque, segundo a crença, Santa Cecília cantou para Deus enquanto morria. Aqui no Brasil, a data também marca o Dia da Música.
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto ilustrativa: Pixabay