DER inicia obras para recuperar pista na MG-353

Interditado desde o dia 5 de fevereiro devido a cratera aberta no asfalto, o km 66 da MG-353, entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, começou a receber obras para a recuperação do trecho. Conforme o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), na semana passada, foi iniciada a reconstrução dos bueiros interrompidos para, logo em seguida, serem recompostas as pistas destruídas. Ainda não há previsão para a conclusão do serviço e o restabelecimento do tráfego no local. Enquanto isso, para conseguir concluir o trajeto entre as duas cidades, os motoristas devem continuar fazendo o desvio pela AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040 e MG-353. A estrada usada como alternativa também apresenta uma série de problemas, como buracos, queda de barreira e afundamento de pista.

O km 66 da MG-353 é um dos dois únicos pontos das estradas estaduais mineiras que ainda seguem totalmente interditados após ocorrências durante as fortes chuvas. O outro é o km 20 da LMG-737, entre Cruzeiro da Fortaleza e Guimarânia, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, fechado desde o dia 25 de janeiro, também por causa de abertura de cratera na rodovia. O número de interdições totais no estado chegou a nove, em balanço divulgado no dia 5 de fevereiro. No entanto, a maioria dos casos foi solucionado com a construção de passagens provisórias, como o km 21 da MG-133, entre Coronel Pacheco e Tabuleiro. Este ponto foi interditado no dia 29 de janeiro, quando uma erosão engoliu dois caminhões e dois carros, matando uma mulher, 37 anos, e deixando seis pessoas feridas. No local, conforme o DER, foi construída “uma passagem lateral para diminuir o impacto dos transtornos causados”.

Até o último dia 20, o DER contabilizou 117 ocorrências nas estradas sob sua jurisdição durante o período chuvoso. Entre as reconstruções, estão os kms 14 e 24 da MG-452, entre Oliveira Fortes até o entroncamento da BR-040, onde os veículos voltaram a circular em meia pista. Também houve implantação de passagem provisória no km 7,5 da AMG-0520, entre Aracitaba e Oliveira Fortes. O tráfego de veículos ainda foi restabelecido na CMG-356, entre Ervália e Coimbra, que apresentou problemas graves em três pontos: nos kms 202, 203 e 204. O DER-MG estima em R$ 100 milhões os custos totais para recuperação dos trechos atingidos na malha estadual de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar