Deputado Lucas Lasmar celebra os 50 anos da Unidade de Neonatologia da Santa Casa BH

O serviço de neonatalogia da Santa Casa é referência no estado e em 2023, o serviço realizou 1.051 atendimentos

Roberto Otto, Lucas Lasmar e Dr. Mariano Sales. Foto: Redes Sociais

A homenagem foi realizada em Reunião Especial no Plenário, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 14 de março.

Presente no evento, a coordenadora médica do Instituto Materno Infantil, a pediatra Filomena do Vale, a Dra Filó, destacou que a Santa Casa BH é hoje referência no Estado no atendimento a bebês prematuros e recém-nascidos com malformaçõe. Segundo Filomena, as crianças não teriam outra oportunidade a não ser na Santa Casa, porque a unidade conta com especialidades de várias áreas. “Tudo que não se resolve em nenhum lugar do Estado vai pra Santa Casa. Bebês com malformações intestinais, pulmonares e poderem ter a oportunidade de uma vida muito próxima do normal, isso é extraordinário”, destacou.

Em 2023, o serviço de neonatologia da Santa Casa BH realizou 1.051 atendimentos. Também atendeu cerca de 7600 mulheres para consultas de pré-natal em gestações de alto risco.

O provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, ressaltou que, o serviço de neonatalogia da Santa Casa é referência no estado e além de oferecer tratamento de ponta, o hospital atende 100% pelo SUS. Segundo ele, a Santa Casa defende a causa da saúde de qualidade para todos.

O Brasil ocupa a décima posição mundial em partos prematuros. Em Minas Gerais, em 2021 e 2022, 11% dos nascimentos ocorreram antes das 37 semanas de gestação. Nesses dois anos, mais de 2.500 bebês prematuros perderam a vida no estado.

O deputado Lucas Lasmar destacou a importância do trabalho da Santa Casa e afirmou que vai lutar pela ampliação do atendimento neonatal em Minas Gerais: “Nós identificamos que, em 2023, houve um aumento da mortalidade infantil, o déficit de leitos de neonatologia mostra que nós precisamos valorizar o trabalho que a Santa Casa faz, em defesa dos recém-nascidos de alto risco, das gestantes, e nós, da Comissão de Saúde, como deputado estadual e ex-secretário de saúde, vamos lutar pra que eles consigam recursos pra nova reforma da neonatologia, que eles precisam, e valorizar a cada dia esse serviço que é referência pro estado de Minas Gerais.”

Ouça o áudio:

Pesquisar