Um novo estudo publicado na edição online do Jornal Neurologia constatou que depressão em pessoas mais velhas pode estar ligada a problemas de memória.
O estudo envolveu mais de mil pessoas com idade média de 71 anos que não tinham sofrido AVC – Acidente Vascular cerebral. No início da pesquisa, todos passaram por exames cerebrais, psicológicos e avaliações de pensamento. Após cinco anos, os testes foram todos refeitos.
No início do estudo, 22% dos participantes apresentaram maiores sintomas de depressão. Após analisarem os dados, os cientistas descobriram que os maiores sintomas da doença foram ligados à pior memória episódica, ou seja, a capacidade de lembrar experiências.
A pesquisa revelou também que aqueles com maiores sintomas de depressão tinham diferenças no cérebro, incluindo menor volume cerebral, o que aumenta 55% as chances de pequenas lesões vasculares no cérebro.
Segundo a autora do estudo, Adina Hazzouri, o estudo sugere que a depressão e o envelhecimento cerebral podem ocorrer simultaneamente, e maiores sintomas de depressão podem afetar a saúde cerebral através de pequenas doenças vasculares.