O debate é considerado importante, já que no Brasil poucos grupos político-econômicos detêm o controle dos veículos de informação
A Comissão Senado do Futuro debateu na última segunda-feira (10), a democratização dos meios de comunicação. Jornalistas e pesquisadores foram convidados a participar da audiência pública a ser realizada às seis horas da tarde.
Os convidados do debate foram Tereza Cruvinel, jornalista e ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Carlos Alberto de Almeida, presidente da TV Cidade Livre de Brasília, o professor doutor Venício Lima, da Universidade de Brasília, e José Salomão David Amorim, professor titular da Universidade de Brasília.
Ambos professores têm pesquisas focadas nas áreas de jornalismo e comunicação. O debate sobre a democratização dos meios de comunicação é considerado importante, já que no Brasil poucos grupos político-econômicos detêm o controle dos veículos de informação.
Atualmente, no Brasil, existem 521 concessões de televisão. 204 são públicas e educativas e 317 são emissoras de televisão comerciais. Já no rádio, são 9,6 emissoras. 4,9 mil delas são administradas por entidades comunitárias e educativas. Outras 4,6 mil emissoras de rádio são privadas.
A.W