Delegado regional explica o funcionamento no plantão na Delegacia de Fabriciano

Wôlmer Ezequiel

Delegado Thiago explica que haverá escala entre o efetivo que já atua em Fabriciano

Está programado para ser iniciado dia 26 de maio, um sábado, o plantão descentralizado da Polícia Civil, em Coronel Fabriciano. A Resolução 8.014 estabelece que seja realizado o plantão em caráter experimental, somente nos fins de semana entre 19h e 7h.

O delegado regional de Polícia Civil, Thiago Alves Henriques, esclarece que adequações são feitas para cumprir a determinação do Governo de Minas e chefia da PC. “Este plantão vai ser feito apenas aos sábados e domingos no período da noite. O intuito é que atenda as vítimas e testemunhas de Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo, evitando que elas se desloquem até a Delegacia Regional em Ipatinga. Outro ponto importante é que os policiais militares não precisarão de vir também para Ipatinga para encaminhar os presos em flagrante”, explica Thiago.

Contudo, alguns questionamentos foram levantados sobre a falta de efetivo para cobrir o revezamento no novo horário. O delegado afirmou que para o plantão experimental será feita uma escala entre os policiais do expediente ordinário, mas ele aguarda novas nomeações.

Wôlmer Ezequiel

Delegado Thiago explica que haverá escala entre o efetivo que já atua em Fabriciano

“Ainda esperamos a nomeação dos novos investigadores, que deve ser realizada em junho, e de delegados, para que eles possam reforçar o efetivo de Coronel Fabriciano e auxiliar no plantão. Mas por enquanto, os policiais terão que se revezar no plantão noturno de 12 horas com direito a dois dias de compensação. Então todos os escrivães, investigadores e delegados estarão nesta escala”, informa.

Outro ponto é que a Delegacia de Fabriciano não possui uma cela para acomodação dos presos em flagrantes. Thiago Alves Henriques destacou que até o dia 26 essa deficiência será sanada. “Estamos nos empenhando para resolver a situação. Vamos viabilizar a adaptação de uma sala desocupada para ser a cela, de modo provisório, também estamos buscando a aquisição de computadores e cofre para a guarda de material apreendido. Ainda não conseguimos, mas acreditamos que dentro do prazo estabelecido nós iremos adequar esta situação”, salienta Thiago.

Para o delegado, o plantão regionalizado em Coronel Fabriciano irá desafogar as demandas da Delegacia Regional de Ipatinga, que hoje atende 16 municípios. “Metade das ocorrências registradas na Delegacia de Ipatinga nos fins de semana são provenientes de Fabriciano e Timóteo. O plantão em Fabriciano irá distribuir estas demandas, o que reduzirá o tempo de atendimento”, avalia Thiago.

Fernando Lopes


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar