Foi realizada na noite de ontem (18) a primeira reunião da Copa Independente de Futebol Rural de Divinópolis. Os representantes das comunidades definiram a criação da competição, isso após a negativa por parte do poder público, em promover o evento esportivo. Com a união dos times, nasce uma nova competição e desta vez com recursos próprios ou parceiros, mas sem interferência da Secretaria de Esportes. O próximo encontro será dia 25, para o fechamento da lista de reforços e retirada da folha de inscrição.
Este próximo encontro é para efetivar a decisão tomada de valorizar a participação dos atletas mais rodadas da cidade, o conhecidos boleiros. Quando os atletas decidem ir para uma mesma comunidade, as demais ficam sem opção de reforços. Será gerada uma lista de opções para os times, cada um poderá inscrever até dois atletas cujo nome esteja na lista, o objetivo é equilibrar as forças e promover condições iguais as equipes. Junto a ficha de inscrição deverá apresentar também a cópia do título de eleitor. Se o domicílio eleitoral for fora de Divinópolis, o atleta será considerado reforço.
Vale ressaltar, poderá se inscrever todo atleta, considerado boleiro ou não, eleitor de Divinópolis ou não, mas o remanejamento é uma forma de limitar a quantidade de reforços para cada time e assim ter mais equilíbrio. Muitos acreditam que dessa forma haverá maior presença daqueles que já atuam nas equipes durante todo o ano.
Estiveram presentes os representantes de Choro, Amadeu Lacerda, Primavera, Cachoeirinha, Córrego Falso e Cacoco. Manifestaram interesse Quilombo, Campista, Pedregal, Inhame e Branquinhos.
O investimento financeiro para a competição é garantido pelas equipes e os custos dividido entre elas, caso empresas e parceiros possam aportar recursos, serão estes diminuídos para os times e acrescenta-se na premiação. Não houve nenhuma manifestação do poder público municipal para ajudar os times.
Postado originalmente por: Minas AM/FM