A Defesa Civil registrou 16 ocorrências relacionadas à forte chuva que caiu no começo da tarde desta quarta-feira (11), causando vários pontos de alagamento em Juiz de Fora, principalmente na Zona Norte, região que concentrou metade dos chamados. Apesar de nenhum dos registros ter sido considerado grave pelo órgão, dois desabamentos de muros foram avaliados como os casos mais sérios. Um deles aconteceu na Rua Geraldo Scaldine Machado, no Bairro Jardim Natal, afetando uma estrutura de contenção. Já um muro de divisa desmoronou na Rua José Raimundo de Freitas, no Fontesville.
Ainda na Zona Norte, a Defesa Civil recebeu comunicações de enxurradas nos bairros Milho Branco, Jardim Natal e Santa Cruz, além do Quintas da Avenida, que fica na região Nordeste. Postagens em redes sociais, assim como fotos e vídeos compartilhados por aplicativos, mostraram que a água tomou conta de parte da pista da Avenida JK, na altura do Barbosa Lage. Motoristas tiveram que dirigir com cautela para cruzar o trecho. Muitas vias também ficaram alagadas no Bairro Nova Era, e o Córrego Humaitá voltou a transbordar no Bairro Industrial. Apesar dos relatos de moradores, a assessoria do Corpo de Bombeiros informou que a corporação não recebeu qualquer chamado ligado às chuvas.
As demais ocorrências registradas pela Defesa Civil na Zona Norte foram: ameaça de desabamento de muro de contenção na Rua Custódio de Rezende Bastos, no Bairro Jardim dos Alfineiros; ameaça de escorregamento de talude na Avenida JK, na altura do Francisco Bernardino; e uma infiltração em parede na Rua Sueni Faconi, no Jardim São João.
Já na Zona Sul foram registrados quatro casos: ameaça de desabamento de muro de contenção na Rua Mário Pereira de Lima, no Santa Cecília; e três trincas em paredes, lajes ou muros nos bairros Alto dos Passos (Rua Morais e Castro) e Jardim de Alá (ruas Elvira Bellei e Adolfo Leonel).
Na Cidade Alta houve ameaça de escorregamento de barranco na Rua Francisco Batista de Oliveira, no Aeroporto. Nas zonas Leste e Sudeste, as únicas ocorrências foram de ameaças de desabamento de muros de divisa, nos bairros Bonfim (Rua Alvino Ferreira Toledo) e Santo Antônio (Rua Norival Garcia).
Mais chuva
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre meio-dia e 13h, foram registrados 13 milímetros de chuva no Campus da UFJF, onde estão instalados os pluviômetros do 5º Distrito de Metereologia. Em boletim divulgado na tarde desta quarta, o órgão emitiu novo alerta de chuva forte, com chance de rajadas de vento (de 61 a 99 km/h) e granizo, em áreas isoladas da Zona da Mata até a manhã desta quinta. A Defesa Civil estadual também enviou SMS para moradores da região sobre o risco de tempestades.
Nesta quarta, Juiz de Fora teve mínima de 18,8 graus e máxima de 25,7. Para esta quinta, a estimativa é de termômetros variando entre 19 e 26 e pancadas de chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia.
Bombeiros se preparam para o período chuvoso
Com a proximidade da estação chuvosa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vem se preparando e realizando treinamentos específicos para este período do ano. No mês de outubro, foi iniciada uma série de treinos voltados para as ocorrências de deslizamentos, desabamentos, soterramentos e inundações, que aumentam consideravelmente no período chuvoso. Nesta semana, 25 militares do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (Pemad), de Juiz de Fora, participam de instruções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) e Busca e Salvamento em Enchentes e Inundações (CSSEI).
Na terça-feira (10), o grupo recebeu instruções teóricas a respeito das disciplinas. Já nesta quarta-feira, os militares participaram de um treinamento prático na Rua Roberto Stiegert, onde receberam instruções sobre diversos tipos de equipamentos utilizados em operações de Brec. Nesta quinta, o pelotão volta a campo para realização de treinamentos de CSSEI, no Rio do Peixe em Belmiro Braga.
As instruções são coordenadas por militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, especializados nesse tipo de operação, a fim de alinhar técnicas e táticas utilizadas em ocorrências típicas do período. Em Juiz de Fora, a tropa do Pemad é composta por militares especializados em ocorrências de grande complexidade e participam de treinamentos diários durante a rotina operacional, como busca e salvamento, produtos perigosos e incêndios florestais.
O post Defesa Civil registra 16 ocorrências relacionadas às chuvas em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora