Dados do mutirão carcerário vão nortear trabalho da PMMG

Troca de informações representa “luz no fim do túnel”, para comandante da corporação

Os dados do mutirão carcerário, realizado durante quatro meses pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para obter um diagnóstico detalhado sobre a situação dos presídios no estado, foram apresentados nesta terça-feira, 27 de agosto, ao alto comando da Polícia Militar de Minas Gerais.

O supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário (GMF) do TJMG, desembargador Júlio Cezar Gutierrez, proferiu palestra sobre as principais informações obtidas no mutirão aos 42 coronéis das 19 regiões operacionais da Polícia Militar no Estado.

O comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, destacou que o trabalho elaborado pelo TJMG fez um retrato fiel da situação carcerária em Minas.

“A troca de informações entre o Poder Judiciário e a polícia representa uma luz no fim do túnel, pois possibilita a definição de algumas alternativas para melhorar não só o sistema prisional como o serviço prestado à população mineira”, disse o comandante da PMMG.

Proximidade

“Essa reunião com os coronéis foi uma forma de estreitar ainda mais os laços entre as duas instituições, tão fundamentais para o sistema de segurança pública do Estado”, afirmou o desembargador Júlio Cézar Gutierrez.

Segundo o magistrado, os dados do mutirão carcerário vão ajudar a PMMG na definição de estratégias de atuação.

“Os coronéis fizeram algumas ponderações pertinentes que se referem à atuação dos magistrados mineiros, como o acompanhamento do sistema que monitora as tornozeleiras eletrônicas por parte da Polícia Militar. Firmei o compromisso de levar essas solicitações para as instituições envolvidas na questão”, enfatizou o desembargador.

Grupo de trabalho

Júlio Cézar Gutierrez sugeriu que um representante da PMMG integrasse um grupo de trabalho que discute, de forma sistemática, as questões ligadas à área da segurança pública.

“É um grupo multidisciplinar integrado pela Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia-Geral do Estado e que agora vai contar com a participação de um representante da Polícia Militar de Minas”, informou o desembargador.

O coronel Alexandre Magno, diretor de apoio operacional da PMMG, foi indicado pelo comandante-geral para participar do grupo de trabalho.

Certificado

Na oportunidade, o desembargador Júlio Cézar Gutierrez recebeu um certificado por ter realizado a palestra “Diagnóstico do Sistema Carcerário em Minas Gerais”, em reunião do alto comando da PMMG.

O encontro da PMMG é realizado a cada dois meses e reúne na capital mineira os comandantes de todas as regiões do estado.

Ouça o podcast com as informações do desembargador Júlio Gutierrez e do comandante-geral da PMMG:

 

Fonte: TJMG 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar