Com uma proposta de jogo mais ofensivo, o Cruzeiro de Felipe Conceição tentou jogar com Marcinho, Claudinho, Alan Ruschel, mas encontrou mesma uma sequência com uma fórmula antiga, já adotada por Luiz Felipe Scolari na última Série B: o meio de campo com três volantes.
Em que pese que Filipe Machado (já não mais do Cruzeiro) e Rômulo (terceiro homem mais avançado) tenham características de jogo diferentes, foi com eles que os dois últimos treinadores da Raposa encontraram uma melhor fórmula de jogo.
Rômulo é titular do Cruzeiro desde a partida contra o Pouso Alegre, na penúltima rodada da primeira fase. Depois, não saiu mais.
Com esta formação, Felipe Conceição encaixou o meio de campo com Adriano (remanescente da equipe titular do ano passado) e também Matheus Barbosa, uma das contratações para esta temporada. Com ela, atuou nos dois jogos da semifinal do Estadual.
O fato de atuar com três volantes não significa que o time está mais defensivo. Com Rômulo, o Cruzeiro ganhou consistência defensiva e mais mobilidade no meio de campo, inclusive. Mas ainda falta um jogador de armação e centralização de jogo.
Atuar com três volantes foi a fórmula encontrada por Luiz Felipe Scolari, ano passado, na Série B. O treinador também não encaixou uma forma de jogo com um meia de ofício durante a competição, e terminou atuando a competição: Adriano, Jadsom (hoje no Bragantino) e Filipe Machado. Assim, conseguiu evitar a queda para a Série C.
No atual elenco, além dos já testados (Marcinho e Claudinho), o Cruzeiro conta ainda com Marco Antônio, que só entrou no segundo tempo do jogo contra o Porto Alegre. Felipe Conceição terá, nos próximos 20 dias, a oportunidade de buscar uma nova formação ou aprimorar a estratégia que vem usando.
O post Cruzeiro irá de três volantes para a série B? apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: Minas AM/FM