Crimes violentos caem na região das Vertentes

No dia, 23 de janeiro, terça-feira, uma coletiva foi feita junto a Polícia Civil, para que dados referentes a diminuição no quantitativo de crimes violentos nas 19 cidades que compõem a Regional de São João del-Rei fossem repassados. O comparativo abrange os anos de 2016 e 2017, e na apuração verificou-se que a redução da criminalidade violenta no âmbito regional, no último ano, foi de 7,31% enquanto no município a diminuição atingiu 27,77%, tendo em vista que em 2016 foram registrados 162 crimes violentos em São João e em 2017, caiu para 117 eventos.

Delegado Marcos Atalla durante coletiva da Polícia Civil - Foto Radio São João del-Rei - Divulgação

Delegado Marcos Atalla durante coletiva da Polícia Civil – Foto Radio São João del-Rei – Divulgação

“Nosso parâmetro de estudo é o Cv9, que são os crimes violentos. São eles: Homicídio tentado ou consumado, Estupro tentado e consumado, Estupro de vulnerável tentado e consumado, roubo consumado, extorsão mediante sequestro consumado e sequestro e cárcere privado consumado”, explica o delegado Marcos Atalla e complementa. “Podemos atribuir a diminuição dos casos de crimes graves cometidos à diversos fatores, o investimento do Estado provendo material e pessoal para a nossa regional, as operações feitas pela Polícia Militar e em decorrência disso as apreensões de armas de fogo, a alta porcentagem, 94,11%, de casos de homicídios consumados elucidados na cidade, são apenas alguns deles”. Nesse sentido o delegado ressalta que é um esforço conjunto que engloba todos os órgãos de segurança pública bem como a contribuição da própria população. “Os cidadãos podem e devem contribuir para que esses crimes não aconteçam. Se for viajar, por exemplo, feche a casa toda e deixe algum vizinho a par da viagem, mas em contrapartida não faça alarde nas redes sociais, ou se for andar por vias públicas desertas esteja sempre que possível acompanhado”,diz.

São João

Dos crimes registrados no último ano em SJDR, 72,64% foram Roubos Consumados e 22,22% foram registros de homicídios tentados ou consumados.

O delegado chama atenção para o fato de os roubos registrados em São João del-Rei no decorrer do ano de 2017 terem ocorrido, em 35,04% das vezes, em vias de acesso públicas, atingindo 41 casos. As outras ocorrências ocorreram em locais como mercearias, sacolões, supermercados e postos de combustíveis sendo contabilizados nove registros em cada local. Além disso, no mesmo período, 22 homicídios, tentados e consumados, ocorreram no município também em vias de acesso públicas.

Incidências

Dos 228 crimes violentos ocorridos em 2017 nas cidades que a Regional abrange, 117, mais da metade, 51,31%, estão concentrados no município de São João del-Rei, e o restante, 111 eventos, estão distribuídos pelas outras 18 cidades. “Isso se dá por São João ser bem mais populosa do que os outros municípios da regional, além disso, por ser uma cidade universitária, a população cresce ainda mais nos períodos de aula ou início de semestre”, explica o delegado.

Armas de fogo

Atalla destaca ainda que, como representado no estudo, as cidades de São João del-Rei e Barroso tiveram como destaque os crimes de roubo consumado e homicídios com emprego de armas de fogo e salienta a importância da atuação da PM nesse sentido. “O trabalho que a Polícia Militar tem feito, retirando armas de fogo das ruas, contribui imensamente para a diminuição desses crimes”, conclui.
O documento gerado após o estudo revela detalhes do risco que as armas representam “Em São João del-Rei, 76,92% dos homicídios e 67,05% dos roubos consumados tiveram uso de arma de fogo na prática do crime. Já em Barroso utilizaram-se armas fogo em 87,5 % dos roubos consumados”, explica Atalla.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar