A prefeitura de Divinópolis já anunciou como será o procedimento para cumprir o TAC assinado com o Ministério Público. O documento firmado entre a prefeitura e a promotoria prevê a implantação de política pública para controle humanitário da população de cães e gatos em área urbana.
A secretaria via passar a castrar gratuitamente cerca de 280 cães e 56 gatos por mês. Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde, terão prioridade os animais de rua indicados por protetores e de famílias de baixa renda.
Dentre as ações a serem realizadas nos próximos meses, estão campanhas de educação ambiental; a promoção de eventos de adoção de animais abandonados; implantação do serviço de registro e de controle de animais em área urbana; denúncias de maus tratos e fiscalização de pessoas físicas e jurídicas que comercializam cães e gatos.
A partir de agora os animais que são recolhidos para castração e não apresentam doenças, como por exemplo, leishmaniose, são devolvidos ao local de origem. Serão colocados para adoção os animais de rua recolhidos pelo crevisa.
Postado originalmente por: TV Candides