A alta do setor varejista no mês de setembro desde ano foi menor do que a registrada no mesmo período do ano passado. Um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que o Indicador de Atividade do Varejo cresceu 1,41% no acumulado em 12 meses até setembro deste ano.
No mesmo período do ano passado, a alta foi de 1,60% maior do que neste ano. Nos anos anteriores, em meio a recessão econômica, os dados apresentaram quedas sucessivas de -1,37% em 2017, -5,89% em 2016.
Apesar do crescimento do segmento no mês passado, o ritmo da alta no varejo foi mais lento do que nos três primeiros meses de 2019, que encerrou janeiro com avanço de 2,88% e manteve nos meses seguintes altas próximas a faixa de 2%.
Segundo Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, “os números comprovam a tendência de recuperação do comércio após amargar perdas no auge da crise econômica. No entanto, o ritmo ainda é lento e demandará tempo para superar o patamar anterior à recessão”.
Além disso, os órgãos também apontaram que o nível de atividade econômica do comércio atacadista, que não leva em consideração a venda de veículos e motocicletas, o crescimento no acumulado de 12 meses foi de 6,90%. Este é melhor resultado desde setembro de 2018.