A consulta começa dia 23 de dezembro, e vai até 02 de janeiro de 2022
A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, ligada ao Ministério da Saúde, oficializou a abertura de consulta pública para manifestação da sociedade civil a respeito da vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. No último dia 16, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a indicação da vacina da Pfizer contra covid-19 para imunização de crianças nessa faixa etária.
O período para apresentação de contribuições, “devidamente fundamentadas”, começa nesta quinta-feira, 23 de dezembro, e vai até 02 de janeiro de 2022, pelo site do Ministério da Saúde.
Com a vacinação de crianças contra covid-19 sob análise de câmara técnica, conforme anunciado recentemente pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a expectativa é que após a consulta, as contribuições sejam objeto de audiência pública marcada para 04 de janeiro, com anúncio sobre a decisão do ministério no dia seguinte.
Ontem, terça-feira, durante inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento em Ji-Paraná, Rondônia, Queiroga comentou sobre a consulta pública que tem sido alvo de críticas e reforçou que o ministério pode fazer a consulta pública.
Nesta quarta-feira, a Anvisa enviou ao Ministério da Saúde a íntegra do processo com referências científicas utilizadas na avaliação da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, inclusive o parecer com o resultado da avaliação dos documentos submetidos pelo fabricante e a aprovação internacional das autoridades, que é semelhante às medidas adotadas no Brasil.
Sobre o novo pedido de autorização de uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, a Anvisa pediu ao Instituto Butantan, também nesta quarta-feira, mais dados sobre o uso do imunizante nesse público-alvo.
As informações são da Agência Brasil.
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF