Covid-19: Santa Casa de Alfenas encontra-se no limite em atendimento a pacientes

Com o agravamento dos casos de Covid-19 na cidade e região, o hospital Santa Casa, que é referência no atendimento à doença, já chegou ao limite na ocupação de leitos e de profissionais para darem assistência aos pacientes.

Mayra Cristina, médica coordenadora do setor de Covid-19 da Santa Casa, esclarece que hoje teve uma movimentação atípica de ambulâncias na frente do hospital devido a pacientes que estavam recebendo alta e outros que chegavam em busca de leitos para atendimento. São pacientes da área de referência do hospital, que são transferidos por meio do SUS Fácil. Hoje, 02 pacientes, 01 da cidade de Conceição Aparecida e outro de Muzambinho, foram transferidos para Alfenas para serem internados e tratados na Santa Casa, tendo sido enviados para o CTI, sendo que um paciente, de 37 anos, já estava há 04 dias aguardando a vaga e, ao chegar, foi entubada, conforme esclareceu a médica Mayra Cristina.

Aécio Lourenço de Assis, diretor administrativo da Santa Casa, explica que foi feita a transferência de 02 pacientes da UTI Covid da Santa Casa para a UTI Covid do Hospital IMESA, a fim de que pacientes da cidade ou da região que estejam em situação crítica possam receber o tratamento na Santa Casa.

A instituição já vem mantendo ocupação dos leitos em 100% há vários dias, mesmo sendo feita a transferência de alguns pacientes. “Esse momento é muito delicado. O hospital está fazendo o que pode ser feito mesmo com a dificuldade em contratar os profissionais especializados no atendimento à Covid-19, mas estamos atendendo os pacientes”, enfatiza Aécio.

Leitos

A prefeitura, em busca de alternativas, acordou com o hospital IMESA para que alguns pacientes sejam destinados para 04 leitos de UTI Covid. No que se refere ao Hospital Alzira Velano, conforme informou ao O Alfenense o médico José Sérgio Tavela, diretor técnico do hospital, a intenção era fornecer leitos de enfermaria e UTI a pacientes que não estivessem com Covid-19, porque a instituição é referência em inúmeras especialidades médicas, inclusive ao atendimento de urgência e emergência em traumas para a região, o que traria um sério risco aos pacientes do hospital, à equipe médica e aos funcionários.

José Sérgio Tavela ressalta que a instituição está à disposição para ajudar a comunidade neste momento tão difícil que todo o país está vivendo devido à pandemia de Covid-19, que vem impactando diretamente o atendimento nas instituições de saúde que tratam da doença.

Fonte: O Alfenense

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar